A Invenção da Ordem
Seis pessoas iluminadas pelo pôr do sol contra o céu azul
A fotografia digital, formada pela justaposição de pixels coloridos na tela de um dispositivo, se entendida puramente como um conjunto de pixels combinados, não possui qualquer tipo de ordem ou categorização entre as cores apresentadas na imagem. A mediação feita pelos dispositivos técnicos procura reproduzir exatamente o que foi objetivamente capturado pelo operador da câmera.
O que teremos se visualizarmos as fotografias com uma abordagem cartesiana, de separação do todo em unidades mínimas e reclassificação destas unidades, fazendo com que o dispositivo nos apresente as imagens ordenadas pelos códigos numéricos da cor associada a cada pixel ?
Até que ponto perceberemos algo reconhecível em uma imagem com os mesmos pixels de uma fotografia digital se estes forem reordenados para a geração de uma imagem cromaticamente classificada?
Aspectos técnicos
A imagem digital é apresentada, em um dispositivo, através da justaposição de unidades mínimas de representação, que identificam uma única cor: o Pixel (PICture ELement). A combinação de milhões de pixels mostra uma imagem detalhada e aparentemente contínua.
Cada pixel carrega a informação de 3 canais de cor: R (vermelho), G (verde) e B (azul), cada um com seu valor, entre 0 e 255, que somados representam uma única cor.
Para este projeto foi desenvolvido um aplicativo que lê uma imagem digital, separa seus pixels e, reordena estes mesmos pixels, de acordo com algoritmos que utilizam como variáveis os valores de R, G e B, gerando uma nova imagem exatamente com os mesmos pixels da imagem original, só que agora ordenados.
O aplicativo faz 7 ordenações:
RGB (ordena pelas quantidades de R, depois G e depois B); RBG; BRG; BGR; GRB; GBR; e outra ordenação pelo somatório dos valores dos 3 canais de cada pixel.
Existem outros sistemas de cores, como HSV (Hue, Saturation, Value) e HLS (Hue, Lightness, Saturation) , YIQ e também outras ordenações possíveis , como a curva de hilbert, que são possíveis de serem desenvolvidas e trarão resultados visuais diferentes.
Os seres humanos possuem três sensores de cor distintos (vermelho, verde e azul). Assim, a cor é fundamentalmente um valor tridimensional e não existe uma ordenação linear que possa apresentar lado a lado cores similares.
Créditos
O aplicativo foi desenvolvido para este projeto por Itamar Borges da Silva Filho e Gabriela Salvador Bizotto. E seu código fonte está disponível em: https://github.com/itamarborges/photogenerator
Durante a pesquisa deste trabalho encontramos nesta página: http://visualmotive.com/colorsort/ um código desenvolvido, em python, também com o objetivo de ordenação dos pixels.
Este projeto foi pensado a partir do trabalho “strips” do artista alemão Gerhard Richter: https://www.gerhard-richter.com/en/art/paintings/abstracts/strips-93
Pintura Abstract Painting, 724-4 , de Gerhard Richter
Caminho no interior do mato
Lua cheia no céu à noite